Este Portal de pedidos de certidão de imóveis permite-lhe, de forma fácil e sem sair de casa, fazer um pedido de certidão de um
imóvel junto da conservatória do registo predial.
Após fazer o pedido de registo pode acompanhar o estado do seu processo aqui no Portal, na sua área
privada.
No final recebe o código de acesso à certidão do registo predial.
Pedidos de certidão de imóveis no seu nome nunca foi tão fácil.
Quer pedir o registo de uma casa ou terreno?
Quem pode pedir?
Quanto ao direito de superfície, os cidadãos maiores de idade e empresas de nacionalidade angolana ou estrangeira, independentemente do fim a que se destina o terreno (habitação ou exploração comercial).
Quanto ao direito de propriedade, os cidadãos maiores de idade e empresas de nacionalidade angolana, independentemente do fim a que se destina o terreno (habitação ou exploração comercial).
Como pedir?
Através deste Portal, sem sair de casa.
É muito fácil. Vai precisar de ter um email válido.
1 - Registe-se no portal através do botão “Iniciar sessão” situado no topo direito e de seguida seleccione o botão “Criar conta”. Preencha os seus dados e defina uma palavra-passe de acesso (password).
2 - Entre na sua área privada do Portal com o número de contribuinte e password que definiu
3 - Inicie um novo pedido
4 - Preencha os dados de identificação dos proprietários e anexe os documentos comprovativos da sua identificação.
5 - Preencha os dados de identificação do imóvel a ser legalizado e anexe os documentos necessários.
6 - Pague a Referência Única de Pagamentos do Estado (RUPE) relativa aos trabalhos técnicos a serem realizados pela Administração municipal
7 - Aguarde pela aprovação do seu processo. Poderá ver na sua área privada deste Portal o estado em se encontra o processo.
8 - Após o processo ser aprovado receberá, por email, o Documento Único de Cobrança o qual deverá ser pago
9 - Após pagar receberá, por email, os códigos de acesso à Certidão do Registo Predial e à Certidão Cadastral.
Quais os documentos necessários?
Cidadãos
- Deverá anexar a cópia dos Bilhetes de Identidade válidos de todos os proprietários e se não o tiver, a prova testemunhal emitida por notário ou pela administração municipal.
- Assento de nascimento
Se for casado deverá juntar a cópia do Bilhete de Identidade da mulher ou do marido conforme o caso e a certidão de casamento ou declaração complementar do regime de bens.
Se for estrangeiro deverá juntar a cópia autenticada do passaporte ou do cartão de estrangeiro.
Se for procurador deverá juntar a procuração com poderes para o acto lavrada em cartório.
Empresas
Documentos de identificação de todos os proprietários:
- Certidão Comercial actualizada com 1 ano de validade
Se for procurador da empresa deverá juntar a procuração com poderes para o acto lavrada em cartório e a certidão Comercial actualizada com 1 ano de validade.
Direito de superfície - Documentos relativos ao terreno:
- Plano aproveitamento do terreno com indicação da sua localização, não sendo necessário caso a legalização seja para fins habitacionais
- Termo de responsabilidade
- Certidão negativa
- Plano de obras
Quanto custa?
O valor a pagar pela legalização do imóvel varia consoante a sua área (metros quadrados) e localização geográfica e o fim a que se destina. Com base nesta informação é fixado o valor da concessão.
O valor total a pagar é apurado pela soma dos custos relativos:
- à realização dos trabalhos técnicos pela Administração Municipal, designadamente deslocação ao terreno para o vistoriar, cujo valor terá de pagar logo no início do processo.
- à emissão da Certidão Cadastral pelo Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA)
- ao Imposto Predial sobre Transmissões, apurado com base no valor da concessão ou no valor patrimonial, sendo o mais elevado destes prevalece para o apuramento do imposto a pagar
- à realização do registo apurado com base no valor patrimonial e emissão da Certidão de Registo Predial pela Conservatória do Registo Predial
Os custos relativos à Certidão Cadastral, ao Imposto Predial sobre Transmissões, ao registo predial e emissão da Certidão de Registo Predial deverão ser pagos imediatamente antes da conclusão do processo. Para o efeito, vai receber um Documento Único de Cobrança com a soma destes três custos.
Simule o valor a pagar pela legalização do seu imóvel.
O valor da simulação valor é apenas indicativo e não toma em conta todas as variáveis de processos em concreto, pelo que o cálculo através deste simulador não pode ser considerado vinculativo.
Como pagar?
Basta dirigir-se a uma Multicaixa e pagar a Referência Única de Pagamentos do Estado (RUPE).
Perguntas frequentes
1. Se tiver vários terrenos posso pedir a legalização de uma só vez?
Não, terá de fazer um pedido por imóvel. Deste modo, à medida que a conservatória for concluindo os pedidos, terá acesso a cada certidão, independentemente de eventuais constrangimentos em um dos imóveis.